ORIENTAÇÕES PARA CRIAÇÃO E/OU ATUALIZAÇÃO DE DISCIPLINAS NO PPGEDUC.
Passo 1. O/a docente envia para o e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) a proposta da nova disciplina, ou no caso de atualização de disciplina já existente na Matriz curricular do Programa, as sugestões de alterações da disciplina que deseja que seja atualizada;
Passo 2. O documento é recebido pela Coordenação do Programa que por sua vez solicita um parecer para a Coordenação da Linha de Pesquisa a qual a Nova disciplina ou a disciplina que se quer que seja atualizada está vinculada;
Passo 3. A Coordenação da Linha de Pesquisa encaminha o Parecer para deliberação do Colegiado.
Passo 4. Se a deliberação no Colegiado for favorável, a coordenação do PPGEDUC toma as providências para registro no SIGAA, inserção no Site e Plataforma Sucupira.
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Estrutura curricular do PPGEDUC
Créditos do curso: 24 créditos
Tempo de duração do curso: 24 meses
Modalidade do curso: REGULAR / PRESENCIAL
As descrições das atividades abaixo enfocam as dimensões do processo formativo dos pós-graduandos, de acordo com a oferta do curso: Disciplinas Obrigatórias e Disciplinas Optativas; Seminários de Dissertação; Qualificação e Defesa da Dissertação:
1) Disciplinas Obrigatórias: Referem-se às áreas consideradas nucleares para o Programa e para a consolidação das Linhas de Pesquisa e são ofertadas e desenvolvidas em regime semestral. Sua composição se dá pela aglutinação entre as disciplinas comuns obrigatórias do Programa e aquelas obrigatórias ofertadas pelas Linhas de Pesquisa.
1.1 Obrigatórias de curso:
No que se refere às disciplinas obrigatórias do curso, registre-se que (i) Fundamentos Epistemológicos da Educação (4 créditos; 60 horas) e (ii) Educação Brasileira (4 créditos; 60 horas) constituem disciplinas obrigatórias gerais comuns às duas linhas de pesquisa do Programa, de modo que todos os pós-graduandos deverão cursá-las. Essas disciplinas obrigatórias comuns (i) e (ii) são ofertadas no 1º e no 2º semestre do Curso, compreendendo os meses de março a junho, e agosto a dezembro, durante o primeiro ano de ingresso do pós-graduando.
1.2 Obrigatórias de linha:
As disciplinas obrigatórias das linhas de pesquisa são: Educação, Cultura e Linguagem (3 créditos; 45 horas), que deverá ser cursada pelos pós-graduandos matriculados na Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens; e Políticas Educacionais na Amazônia (3 créditos; 45 horas), que deverá ser cursada pelos pós-graduandos matriculados na Linha de Pesquisa Políticas e Sociedades.
As disciplinas obrigatórias de linha são ofertadas no 2.º semestre do curso, compreendendo os meses de agosto a dezembro, do primeiro ano de ingresso do pós-graduando.
2) Disciplinas Optativas: Referem-se às disciplinas que o pós-graduando opta pela escolha, a partir de interação com seu orientador, buscando aprofundar aspectos teórico-metodológicos relacionados ao objeto de pesquisa em desenvolvimento na dissertação.
As disciplinas optativas (3 créditos; 45 horas),são ofertadas no 1º, 2º e 3º semestres do curso, e compõem a parte diversificada do currículo. Sua oferta é feita de forma regular pelos docentes do Programa e estão vinculadas às áreas temáticas das linhas de pesquisa, dos projetos e dos grupos de pesquisa coordenados pelos docentes do Programa. As disciplinas optativas proporcionam uma maior flexibilização curricular e refletem os diferentes percursos da formação acadêmica dos mestrandos ao longo do curso.
3. Tópicos especiais é uma disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura ou por convidados.
Os Tópicos Especiais são ofertados em dupla docência com professores do programa e professores convidados de outros programas, no 2º e 3º semestres. Abordam temáticas teórico-metodológicas ligadas ao desenvolvimento das duas linhas de pesquisa do curso.
Tópicos especiais ofertados (2 créditos; 30 horas)
4. Seminários de Dissertação: São ofertados Seminários de Dissertação I, II e III, cada um computando 01 crédito com 15 horas. Estas atividades abrangem: estudos e ações voltadas para a construção do objeto, problema e objetivos da pesquisa (Seminário I); abordagens teórico-metodológicas e instrumentalização técnica sobre o desenvolvimento das dissertações dos pós-graduandos (Seminário II); desenvolvimento analítico a partir do estudo bibliográfico e da pesquisa de campo preparatórios ao texto de exame de qualificação (Seminário III). Nesses seminários, todos os professores do Programa estarão lotados, considerando a orientação que será desenvolvida junto a seus orientandos. O Seminário de Dissertação I é ofertado no 1º semestre do curso; o Seminário de Dissertação II, é ofertado no 2º semestre do curso; o Seminário de Dissertação III é ofertado no 3º semestre do curso.
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1 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO CURSO:
● EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Código: PGEDC0002
Carga Horária: 60h
Créditos: 4
Ementa: As matrizes teóricas que influenciaram e influenciam o pensamento educacional brasileiro, expressas, principalmente, em políticas educacionais e práticas educativas, bem como as diferentes concepções constituídas sob estas influências.
● FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Código: PGEDC0001
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Humanidade, cultura e conhecimento; Aspectos conceituais e filosóficos da epistemologia e da epistemologia da educação; Visão geral das teorias que representam uma resposta à questão do conhecimento ao longo da história; conhecimento e método; desafios da produção do conhecimento científico no campo da educação e da cultura; conhecimento, dogmatismo e autonomia (emancipação).
2 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS DE PESQUISA:
2.1 CULTURAS E LINGUAGENS:
● EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM
Código: PGEDC0003
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Ementa: Articulação de discussões produzidas de forma multidisciplinar acerca da Educação realizada na região amazônica e suas interfaces com a produção da cultura e das múltiplas linguagens. Estudos sobre cultura no campo da educação. Debate entre cultura e culturas.. O papel da cultura na formação humana e nos processos de educação/escolarização. Cultura como comunicação, noções de linguagem e sua relação com o contexto cultural, histórico e social.
2.2. POLÍTICAS E SOCIEDADES:
● POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA
Código: PGEDC0010
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Ementa: O papel do Estado e as Políticas Educacionais no contexto da Educação; relação e construção de propostas de políticas educativas. Espaço público, privado e controle social em Educação na Amazônia. Participação, autonomia e políticas públicas em educação. Experiências educativas no campo democrático-popular, inovação em políticas públicas em currículo, gestão e avaliação.
3. SEMINÁRIOS DE DISSERTAÇÃO:
● SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO I (1 CRÉDITO, 15 HORAS)
Código: PGEDC0005
Ementa: Projeto de pesquisa, definição da problemática e reconhecimento do objeto de pesquisa. Fontes de pesquisas: orientação teórico-metodológica. Aprofundamento de temas específicos relacionados às Linhas de Pesquisa, e suas especialidades temáticas, e aos projetos de pesquisa.
● SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO II (1 CRÉDITO, 15 HORAS)
Código: PGEDC0006
Ementa: Apresentação do desenvolvimento das atividades de pesquisa. Trabalhos de diferentes formas: disciplinas, leituras dirigidas com fins de aprofundamento, ciclos de palestras e outras atividades que contribuam para o crescimento acadêmico dos pós-graduandos, podendo contar com professores externos convidados pelo Programa.
● SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO III (1 CRÉDITO, 15 HORAS)
Código: PGEDC0007
Ementa: Discussão da metodologia aplicada, dos resultados parciais e preparação dos alunos para o exame de qualificação. Produção do texto a ser examinado pela banca de defesa de dissertação.
4. PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
(Obrigatória para todos os discentes do programa)
Código: PGEDC0031
Total de Créditos:1
5. PRODUÇÃO INTELECTUAL
Código: PGEDC0043
Total de Créditos:0
6 . ESTÁGIO DOCÊNCIA (Obrigatório para os discentes bolsistas do programa)
Código: PGEDC0034
Total de Créditos:0
7. DISCIPLINAS OPTATIVAS:
● CARTOGRAFIAS INTENSIVAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Código: PGEDC0026
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina Optativa
Mod. Educação: Presencial Ativo: Sim
Ementa: O conceito de cartografia intensiva na perspectiva da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. A pesquisa cartográfica nas ciências humanas, arte e educação. O trabalho do/a cartógrafo/a na pesquisa em educação. Cartografias literárias e artísticas na pesquisa em educação e na escola básica.
● EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Código: PGEDC0011
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial Ativo: Sim
Ementa: Principais abordagens, trajetórias e perspectivas analíticas dos movimentos sociais e sua relação com a educação. Os movimentos sociais e as novas demandas para o campo educacional: raça-etnia, gênero, sustentabilidade ambiental, dentre outras. Educação Popular , movimentos sociais e diferentes espaços escolares.
● HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO: UM COMPROMISSO COM A PESQUISA SOCIAL
Código: PGEDC0023
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial Ativo: Sim
Ementa: Aborda os fundamentos da prática da História Oral, tanto em uma perspectiva histórica como teórica-metodológica. Realiza estudos sobre a pesquisa social em educação através da utilização da realização das entrevistas pela prática da História Oral de maneira a habilitar os alunos para a realização de projetos de pesquisa utilizando de corpus de análise composto por narrativas orais nos vários níveis de atuação educacional com compromisso social.
● HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO
Código: PGEDC0009
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
Ementa: Processos educativos formais e informais; relações entre sociedade civil e Estado, na perspectiva da ampliação da esfera pública e das novas redes sociais, suas trajetórias históricas, abordagens interdisciplinares no campo da educação, das linguagens e da história, tais como: educação popular; alfabetização e educação de jovens e de adultos; geracionalidade e processos educativos; movimentos sociais, sustentabilidade ambiental e geração de renda; educação básica, trajetórias e memórias de sujeitos e grupos de diferentes épocas e espaços sociais.
● IDENTIDADE, LINGUAGEM E CULTURA
Código: PGEDC0012
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação:
Presencial Ativo: Sim
EMENTA: A cultura como conceito central para a análise dos processos educacionais formais e informais, destacando as relações entre educação, identidade cultural e diferenças culturais. As representações sociais e sua influência nos processos educativos, com ênfase no papel do letramento na construção de identidades e nas relações de poder. O currículo como espaço de construção e disputa de identidades, a diversidade cultural e as relações sociais. As práticas culturais orais e contextos educacionais letrados, bem como o processo de disciplinarização da linguagem na escola. A interfaces entre linguagem, práticas pedagógicas e cultura, e suas implicações para a educação e para os contextos socioculturais.
● MÉTODO E METODOLOGIAS DE PESQUISA: O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
Código: PGEDC0022
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
Ementa: Discussão de questões de método no Materialismo Histórico-Dialético, focando em objeto, problema, metodologias e procedimentos de análise das pesquisas em educação na Amazônia. Problematização de procedimentos de coleta de dados e tratamento, em articulação teórico-empírica. Reflexão sobre formas de organização de exposição de resultados de pesquisa, a partir do método de investigação e do método de exposição.
● RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EDUCAÇÃO E CULTURA
Código: PGEDC0027
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
Ementa: A construção sócio-histórica do racismo. Educação para as relações étnico-raciais. Conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo e racialismo, preconceito e discriminação. Políticas de Ações Afirmativas, a questão das cotas. Trabalho, produtividade e diversidade cultural.
● EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL E NA AMAZÔNIA
Código: PGEDC0032
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
Ementa: História e fundamentos político-pedagógicos da Educação do Campo no Brasil e na Amazônia. Concepções de Educação do Campo e suas matrizes pedagógicas. Educação Popular e o Movimento Nacional e Paraense de Educação do Campo. Políticas públicas e os Marcos Normativos da Educação do Campo. Sujeitos da Educação do Campo. Escola do Campo. Educação, Agroecologia e a práxis educativa. Diversidade Sociocultural e Territorial do Campo na Amazônia.
● EDUCAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA LITERATURA
Código: PGEDC0033
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
Ementa: Propõe investigar a correlação entre literatura e educação da mulher a partir do século XIX, período que esta ganha maior representatividade nos diversos gêneros literários (romance, conto, crônica, novela, poema etc.), seja como personagem ou autora. Análise das diferentes formas de abordagem sociológica e estética da obra literária com perspectiva feminina. A dimensão da representação da mulher em textos literários.
● TRABALHO E EDUCAÇÃO
Código: PGEDC0014
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina: optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
Ementa: Discute as diferentes formas de organização do trabalho a partir da incorporação de novas tecnologias na produção e análise de diferentes implicações para a educação.
● FILOSOFIA E LITERATURA EM DIÁLOGO COM A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Código: PGEDC0017
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
Ementa: Propõe aproximações e diálogos entre filosofia, literatura e educação, potencializando a construção da pesquisa em educação no âmbito da pós-graduação. Aprofunda estudos teóricos no campo da Filosofia da Diferença e da Linguagem, com desdobramentos analíticos e ensaísticos envolvendo obras filosófico-literárias na pesquisa em educação.
● MÉTODO EM PESQUISA QUALITATIVA
Código: PGEDC0042
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
Ementa: Epistemologia da abordagem qualitativa na pesquisa científica. Entrevista semiestruturada. Observação participante. Etnografia na pesquisa educacional. Transcrição de dados qualitativos. Codificação aberta de dados qualitativos. Tratamento de dados qualitativos: Análise Temática. Antropologia e descrição densa.
● UNIVERSIDADE E TRABALHO NA AMAZÔNIA
Código: PGEDC0037
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
Ementa: O processo histórico de construção da universidade no Brasil. A função social da universidade na produção de ciência e tecnologia e os desafios do acesso, permanência, interiorização e internacionalização do ensino superior na Amazônia. Universidade e o mundo do trabalho e os desafios da formação do trabalhador. Os desafios da universidade na Amazônia no contexto da crise do capital.
● LINGUAGEM, SOCIEDADE E ANÁLISE DE DISCURSO
Código: PGEDC0024
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
EMENTA: Linguagem, sociedade e análise de discurso: Fundamentos da Análise do Discurso aplicados à compreensão do cotidiano escolar, da leitura e escrita como práticas discursivas, que definem o professor e o aluno como sujeito do ensino e da história.
● PENSAMENTO FREIREANO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Código: PGEDC0045
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
EMENTA: Fundamentos teóricos e metodológicos do pensamento educacional de Paulo Freire. Analisar temáticas da educação de Paulo Freire que possibilite aprofundar questões na formação docente como: a interculturalidade e educação, colonialimo/decolonialismo e educação, educação popular, alfabetização, movimentos sociais, entre outras. Debater pesquisas e práticas sobre a educação freireana em diferentes contextos, práticas socieducacionais e formação docente de professores do campo e da cidade na Amazônia.
● FUNDAMENTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Código: PGEDC0045
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
EMENTA: O surgimento histórico da educação especial. Abordagens teóricas da educação especial. A questão da diferença na educação especial: discursos e representações. Política de Integração e inclusão na educação especial. Legislação e princípios da educação inclusiva. Fundamentos teórico-metodológicos da educação do sujeito com deficiência. Práticas de educação inclusiva. A pesquisa na educação especial e inclusiva
● LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS EM EDUCAÇÃO E CULTURA
Código: PGEDC0050
Total de Créditos: 3
Carga Horária Total: 45h
Tipo: Disciplina optativa
Mod. Educação: Presencial
Ativo: Sim
EMENTA: Abordagens, estratégias e técnicas de leitura e escrita de textos formais relacionados a gêneros acadêmicos na área da Educação e Cultura.