| ADRIANA BAIA AMARAL |
| CURRÍCULO E TRADUÇÃO CULTURAL: deslocamentos híbridos no curso de Língua Inglesa da UFPA-Campus de Cametá |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| ANA PAULA DO NASCIMENTO VELÁSQUEZ |
| A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DO ESPANHOL |
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| BÁRBARA DE NAZARÉ PANTOJA RIBEIRO |
| MAHÍRA E OS SABERES FEMININOS: gênero, educação e Religiosidade na comunidade indígena Assurini do Trocará, Município de Tucuruí/PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| DELCILENE SANCHES FURTADO |
| A FORMAÇÃO DOCENTE NO PNAIC: concepções segundo as orientações prescritas e as ações efetivas no município de Cametá-PA |
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |
| |
| DIONÉIA SANCHES LEÃO |
| LINGUAGEM NA SALA DE AULA: marcas intelectivas, afetivas e emocionais nas interações de conhecimento |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| ERENILDA NASCIMENTO DE ALMEIDA |
| DIÁLOGO E POESIA: caminho para uma educação de caráter transformador e libertador |
| Orientador: Prof. Dr. Damião Bezerra Oliveira |
| |
| GISLANE DAMASCENO FURTADO |
| NO LAR, NAS ÁGUAS, NA VIDA: práticas e saberes das mulheres pescadoras em comunidades ribeirinhas - Cametá-Pa |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| HÉLIO VASCONCELOS FRANÇA GÓES |
| O OLHAR DO DOCENTE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO/EXECUÇÃO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA NO CIEBT/CAMETÁ-PA: a integração prescrita e a integração materializada |
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
| Coorientador: Prof. Dr. Fabrício Aarão Freire Carvalho |
| |
| IZABEL CRISTINA DA SILVA PADINHA |
| PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE-ESCOLA): uma análise da descentralização de recursos financeiros para as escolas urbanas que integram a rede municipal de ensino de Cametá-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes |
| |
| JAELSON DO CARMO CARDOSO CASTRO |
| A FINITUDE DO DASEIN NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER: mundo, angústia e morte |
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt |
| |
| JAQUELINE MENDES BASTOS |
| PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA- PARFOR: concepções, diretrizes e princípios formativos |
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes |
| |
| JOÃO BATISTA RODRIGUES DE SOUSA JÚNIOR |
| DA GÊNESE ÀS NOVAS GERAÇÕES SINDICAIS: juventude e atuação política no Sindicato dos Trabalhadores(ras) rurais de Cametá |
| Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes |
| |
| JOÃO MIRANDA FURTADO |
| O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM CAMETÁ-PA: reflexões acerca da cultura dos resultados em uma escola pública municipal |
| Orientador: Prof. Dr. Waldir Ferreira de Abreu |
| |
| JOÃO PAULO ALVES COSTA |
| GÊNERO, SABERES E PODER: o protagonismo de mulheres negras na organização política e social da comunidade remanescente de quilombos São José de Icatu – Mocajuba/PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| JOSÉ CARLOS VANZELER POMPEU |
| SABERES DO TRABALHO E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PARÁ |
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
| Coorientador: Prof. Dr. Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno |
| |
| JOSÉ ORLANDO FERREIRA DE MIRANDA JÚNIOR |
| EDUCAÇÃO E SURDEZ: Cartografias da Libras como língua menor |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| MARCILÉIA WANZELER DE SOUZA VASCONCELOS |
| EXPERIÊNCIAS DE OCUPAÇÃO DA TERRA NA ILHA DA CONCEIÇÃO (MOCAJUBA-PARÁ), EM REGISTROS ETNOECOLÓGICOS |
| Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes |
| |
| MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES NUNES |
| “APRENDE BRINCANDO”: a criança atuando entre o povo assurini do trocará, município de Tucuruí-Pa |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| MARIA ZENEIDE GOMES DA SILVA |
| MOVIMENTO CAPOEIRA MULHER: saberes ancestrais e a práxis feminista no século XXI em Belém do Pará |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| NEUSIANE DE NAZARÉ COELHO DE MELO |
| O CORPO AFRORRELIGIOSO E SUAS TEIAS DE SIGNIFICAÇÕES: entrelaçando saberes e práticas de resistência da cultura afrorreligiosa em Cametá-PA |
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
| |
| ROSIANE MORAIS PEIXOTO |
| A PARTICIPAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO NA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABAETETUBA-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| ROSILDA DO SOCORRO FERREIRA VAZ |
| A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ABAETETUBA |
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| ZENAIDE LEÃO BATISTA |
| O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CAMETÁ-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes |