Em Cametá, sala de leitura promove experiência literária
"As experiências literárias incomodam, sensibilizam, questionam o leitor, pois a autora arrebata por meio de sentimentos intensos", afirma a pesquisadora.
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Por Nicole França Foto Acervo da Pesquisa
Clarice Lispector é, sem dúvidas, um dos maiores nomes da literatura brasileira. Grande parte de suas obras gira em torno de aspectos simples do cotidiano e de tramas psicológicas. Seus romances, contos e ensaios são um marco para a literatura. Não é à toa que existe uma sala de leitura com o seu nome na Escola Estadual de Ensino Médio Abraão Simão Jatene, em Cametá. Tal sala de leitura serviu como base para o desenvolvimento da dissertação de Gilma Guimarães Lisboa. Intitulada Pelas mãos de Clarice: O desabrochar da experiência literária na Sala de Leitura Clarice Lispector, a pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), orientada pela professora Gilcilene Dias da Costa.
A dissertação buscou analisar as experiências de leitura literária de textos clariceanos entre os jovens frequentadores da Sala de Leitura Clarice Lispector. “Na pesquisa, procurei entender quais sentidos e experiências surgem da relação texto-leitor; em que medida os contos clariceanos são capazes de tocar as experiências de leitura e os modos de vida desses leitores; como cultivar o gosto pela leitura literária no ambiente escolar para além dos usos meramente didáticos e funcionais”, explica Gilma Guimarães Lisboa.
Para o desenvolvimento da pesquisa, foram feitas reconfigurações na Sala de Leitura Clarice Lispector, com o intuito de transformar o espaço em um ambiente mais dinâmico e acolhedor para os estudantes. Além disso, foram realizadas atividades artístico-literárias para promover maior interação entre os leitores e os textos.
“Assumimos o desafio de tensionar a presença não tão notória de obras literárias de escritores brasileiros, como as de Clarice Lispector. Assim, a pesquisa se construiu pela livre circulação de estudantes frequentadores da sala de leitura, especificamente os que liam as obras de Clarice Lispector e, com ela, produziam experiências literárias e leituras de vida”, explica a pesquisadora.
Atividades incluíam cinema e rodas de conversa
As atividades realizadas para a pesquisa foram feitas com o propósito de aproximar os alunos da obra de Clarice. Dessa forma, foram organizadas atividades como o Cine Hora de Clarice, com apresentação de curtas, filmes e documentários sobre a autora e sua obra; empréstimos de livros da autora; Café Literário com um escritor cametaense; Cantinho da Leitura, no qual eram expostos livros de Clarice Lispector e de outros autores; declamação de textos clariceanos; roda de conversa sobre a experiência de leitura e dinâmica de perguntas e respostas sobre os livros.
“Com as atividades desenvolvidas, buscamos pensar a leitura literária na escola como algo que permitisse ao jovem leitor sonhar sem receio de se perder, promovendo o deslocamento, a liberdade, o exercício da curiosidade e do espírito aventureiro”, conta Gilma Guimarães.
Com as atividades e o vivenciar poético na sala de leitura, foi possível desenvolver estratégias de ensino e reflexão que impactaram nos modos de aprender e ensinar a literatura na escola analisada. Tais estratégias mostraram os múltiplos sentidos presentes na relação texto-leitor, o que levou os estudantes para além da finalidade funcional com que o texto literário é sempre apresentado.
“Acompanhar as experiências de leitura e ter a percepção de como o desabrochar literário acontecia quando os alunos se encontravam com Clarice, tudo isso era instigante. A sala de leitura é um espaço de aprendizados coletivos e trocas subjetivas imprescindíveis para a formação do jovem leitor, um lugar potencializador de sonhos, de vozes e de experiências capazes de reverberar no mundo objetivo e subjetivo do leitor”, avalia a pesquisadora.
Encenações aproximaram leitores da obra
Com o objetivo de viabilizar a ampliação do acervo bibliográfico de Clarice Lispector na escola, a pesquisadora adquiriu mais de 30 títulos da escritora. Gilma Guimarães selecionou textos clariceanos para a realização da pesquisa, dos quais oito foram adaptados para serem encenados pelos alunos: Felicidade Clandestina, A Hora da Estrela, Feliz Aniversário, Sou uma Pergunta, A Vida Íntima de Laura, O Triunfo, Mas se Chover, Praça Mauá.
“A escolha dos contos possibilitou ao leitor relacionar a literatura às vivências sociais e subjetivas, proporcionando uma análise cartográfica por múltiplas facetas da subjetividade leitora, como as relações e os preconceitos de gênero, a sexualidade, os conflitos amorosos intergeracionais, o abandono aos idosos, questões como liberdade, felicidade, solidão, amizade, entre outros assuntos”, declara Gilma Guimarães.
Nas rodas de conversa, a pesquisadora buscou compreender as primeiras impressões dos estudantes sobre Clarice. “Procurei registrar os gestos, as atitudes, as expressões subjetivas dos participantes e o que revelaram sobre as experiências de leitura. Assim, percebi as ressonâncias da literatura com a vida, pois o que um escritor escreve tem relação com o que ele viveu. O encontro com a literatura ao mesmo tempo afaga e desassossega, instiga a pensar, a criar”, revela a autora.
As personagens Macabéa, de A Hora da Estrela; Carla, de A Praça Mauá; Dona Anita, de Feliz Aniversário; Angélica, de Mas se Chover; Cecília, de Felicidade Clandestina e Luísa, de O Triunfo; foram as que mais se destacaram entre os alunos e potencializaram as interações, as provocações e os questionamentos.
Com essas leituras, os estudantes puderam partilhar anseios, desejos, paixões e desilusões. “Clarice possibilita ao leitor mover-se por diversos caminhos e convida-o a sair de seu porão para visitar outras partes da casa fechadas ou empoeiradas. São janelas pelas quais o leitor passa a enxergar novos horizontes e novas possibilidades de experiências”, afirma Gilma Guimarães.
“As ações da sala de leitura desenvolveram atividades de ensino e produção de subjetividades que potencializaram um encontro da escritora com o leitor e da obra com a descoberta do mundo. O conhecimento sobre Clarice passou a fazer parte do aprendizado dos alunos de uma maneira mais fluida. As experiências literárias incomodam, sensibilizam, questionam o leitor, pois a autora arrebata por meio de sensações e sentimentos intensos e desconhecidos”, conclui.
Ed.147 - Fevereiro e Março de 2019
Prezados (as),
Segue relação de matrículas para discentes da turma 2019. Lembrando que antes de efetuar a matrícula é preciso cadastrar-se na plataforma SIGAA-UFPA. Os discentes que já possuem perfil no SIGAAA/UFPA não precisam fazer este cadastro, apenas efetuar matrícula no período indicado no calendário acadêmico.
MATRÍCULAS TURMA 2019 - CULTURAS E LINGUAGENS
MATRÍCULAS TURMA 2019 - POLÍTICAS E SOCIEDADES
MANUAL AUTOCADASTRO E MATRÍCULA ONLINE
EDITAL 01/2019 BOLSA PROCAD AMAZÔNIA– INTERCÂMBIO DISCENTE
DESTINADO AOS DISCENTES DA TURMA 2018
Prezados (as),
O processo de habilitação dos discentes da turma 2019, seleção do edital 02/2018 e edital 03/2018, começa dia 14/01/2019 e encerra dia 18/01/2019 (enviar as fichas de habilitação dentro deste período). Em anexo está a ficha de habilitação que deverá ser preenchida e encaminhada no formato .doc para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
1º SEMESTRE-2019 |
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Lançamento dos conceitos do 2º semestre de 2018 |
Até 28/02/2019 |
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Habilitação – Turma 2019 |
De 14 a 18 de janeiro de 2019 |
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Entrega de Planos de Disciplinas Obrigatórias e Optativas pelos docentes do programa. |
Até 08 de fevereiro de 2019 |
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Matrícula de Alunos Regulares (site https://sigaa.ufpa.br) |
De 11 a 15 de fevereiro de 2019 |
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Trancamento de matrícula |
Até 05 de abril de 2019 |
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Orientação Acadêmica - Turma 2019 Orientações: uso do SIGAA e portal periódicos da CAPES |
11 de março de 2019 (às 09h no Auditório do Campus) 13 de março (às 16h no InfoCentro do Campus) |
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Seminário de Avaliação do PPGEDUC |
19 e 20 de março de 2019 (manhã e tarde) |
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Inicio das aulas do 1º semestre |
18 de março de 2019 |
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Término das aulas do 1º semestre |
28 de junho de 2019 |
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Lançamento dos conceitos do 1º semestre de 2019 |
Até 31/07/2019 |
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Defesas de Dissertações (turma 2017) |
Março e Abril de 2019 |
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Exames de Qualificação (turma 2018) |
Março a Junho de 2019 |
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Exame de Proficiência em Língua Estrangeira |
A definir |
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REMATRÍCULA SIGAA/UFPA |
04/03/2019 a 08/03/2019 |
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Edital de Seleção de Aluno Especial |
13 a 15 de março |
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- Realização de Eventos:
- Cerimônia de Posse da Nova Coordenação do PPGEDUC; e Lançamento do livro Linguagens e Resistências: 18/03/19 às 18:00 (local: Auditório do Campus de Cametá);
Aula inaugural do PPGEDUC: 27/03/19 às 16:00 (Conferencista Prof. Dr. Emir Simão Sader - UERJ)
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PPGEDUC: 19 E 20 DE MARÇO DE 2019
COLÓQUIOS DAS LINHAS DE PESQUISA (1º SEMESTRE, DATAS A DEFINIR)
39ª REUNIÃO CIENTÍFICA NACIONAL DA ANPED: 20 A 24 DE OUTUBRO DE 2019 (UFF, NITERÓI-RJ)
V SEMINÁRIO NACIONAL DO PPGEDUC: 20 A 22 DE NOVEMBRO DE 2019
- Calendário de Reuniões Ordinárias do Colegiado do PPGEDUC (1º semestre):
Dia 06/02/19 (segunda-feira, às 15h30)
Dia 20/03/19 (quarta-feira, às 15h30)
Dia 15/04/19 (segunda-feira, às 15h30)
Dia 13/05/19 (segunda-feira, às 15h30)
Dia 17/06/19 (segunda-feira, às 15h30)
OFERTA CURRICULAR
1º SEMESTRE/2019
(Ementas e bibliografias disponíveis em http://www.ppgeduc.propesp.ufpa.br/index.php/br/academico/disciplinas)
TURMA 2019
Disciplinas Ofertadas |
Professores Ministrantes |
Dia da Semana |
1. Disciplina: EDUCAÇÃO BRASILEIRA (DISCIPLINA OBRIGATÓRIA) Carga Horária: 60 Créditos: 04 Ementa: As matrizes teóricas que influenciaram e influenciam o pensamento educacional brasileiro, expressas, principalmente, em políticas educacionais e práticas educativas, bem como as diferentes conformações constituídas sob estas influências. |
Mara Rita Duarte de Oliveira (30 horas)
Ariel Feldman (30 horas) |
De 15 a 20 de Abril 2019 (Intensivo) - (outras disciplinas serão suspensas neste período).
28 de março (quinta-feira) - das 8 às 12 h
21 de maio (terça feira) - das 10 às 12 h das 16 às 18 h
23 de maio (quinta-feira) - das 8 às 12 h
4 de junho (terça-feira) das 10 ás 12h das 16 às 18 h
6 de junho (quinta-feira) - das 8 às 12 h
25 de junho (terça-feria) - das 10 às 12 h das 16 às 18 h
27 de junho (quinta-feira) - das 8 às 12 h
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2. Disciplina: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO (DISCIPLINA OBRIGATÓRIA) Carga Horária: 60 Créditos: 04 Ementa: Humanidade, Cultura e Conhecimento: a perspectiva da construção. Aspectos conceituais e filosóficos da epistemologia da educação e sua integração à prática docente: Racionalismo, Empirismo e Práxis. Reflexões a respeito de uma nova perspectiva sobre a Práxis da Pedagogia contemporânea articulada aos interesses emancipatórios. |
Cezar Luís Seibt |
Quarta-feira 15:00h às 19:00h (Início 20/03/19) |
3. DISCIPLINA SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO I (DISCIPLINA OBRIGATÓRIA) (LINHA DE PESQUISA CULTURAS E LINGUAGENS) Carga Horária: 15 Créditos: 01 Ementa: Projeto de pesquisa, definição da problemática e reconhecimento do objeto de pesquisa. Fontes de pesquisas: orientação teórico-metodológica. Aprofundamento de temas específicos relacionados às Linhas de Pesquisa, e suas especialidades temáticas, e aos projetos de Pesquisa. |
Gilcilene Dias da Costa José Valdinei Albuquerque de Miranda |
Quartas-feiras 08:30h às 12:00h (Início 13/03/19) |
4. DISCIPLINA SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO I (DISCIPLINA OBRIGATÓRIA) (LINHA DE PESQUISA POLÍTICAS E SOCIEDADES) Carga Horária: 15 Créditos: 01 Ementa: Projeto de pesquisa, definição da problemática e reconhecimento do objeto de pesquisa. Fontes de pesquisas: orientação teórico-metodológica. Aprofundamento de temas específicos relacionados às Linhas de Pesquisa, e suas especialidades temáticas, e aos projetos de Pesquisa. |
Maria Sueli dos Prazeres Corrêa Eraldo Souza do Carmo |
Segunda-Feira 08:30 às 12:00h (Início: a definir) |
TÓPICO ESPECIAL – LINGUAGEM, SOCIEDADE E ANÁLISE DE DISCURSO (OFERTADA PARA AS DUAS LINHAS DE PESQUISA) Carga horária: 30h Créditos: 2 Ementa: Linguagem, sociedade e análise de discurso: Fundamentos da Análise do Discurso aplicados à compreensão do cotidiano escolar e da leitura e escrita como práticas discursivas, que definem o professor e o aluno como sujeito do ensino e da história. |
Andrea Silva Domingues Doriedson do Socorro Rodrigues |
INTENSIVO De 13/06/2019 a 19/06/2019. (outras disciplinas serão suspensas neste período) |
DISCIPLINA OPTATIVA
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS (OFERTADA PARA AS DUAS LINHAS DE PESQUISA) Carga horária: 30h Créditos: 2 Ementa: Principais abordagens e perspectivas analíticas sobre movimentos sociais; lutas dos movimentos sociais. Contribuição da esfera pública, compreensão da dimensão educativa dos movimentos sociais na formação de sujeitos políticos, papel dos movimentos sociais na articulação da educação não formal com o sistema formal de ensino e processos educativos nos diversos lócus sociais. |
Andrea Silva Domingues Benedita Celeste de Moraes Pinto |
INTENSIVO De 29/04/2019 a 03/05/2019. (outras disciplinas serão suspensas neste período) |
TURMA 2018
Disciplina (não presencial) |
Professores Ministrantes |
Dia da Semana |
DISCIPLINA SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO III Nível: Mestrado Acadêmico Obrigatória: Sim Área (s) de Concentração: Carga Horária:15 Creditos:1 ORIENTAÇÃO Ementa: Discussão da metodologia aplicada, dos resultados parciais e preparação dos alunos para o exame de qualificação. Produção do texto a ser examinado pela banca de defesa de dissertação. |
O discente se matricula com seu respectivo orientador (a) no SIGAA-UFPA |
Agendar com o (a) Orientador (a) |
TURMA 2017
(Serão matriculados (as) na defesa de dissertação)
OBS: AS DUPLAS DOCÊNCIAS DAS DISCIPLINAS PODERÃO SER COMPARTILHADAS ENTRE DOCENTES PERMANENTES E/OU PERMANENTES E COLABORADORES. NO CASO DOS TÓPICOS ESPECIAIS PODERÃO SER COMPARTILHADAS ENTRE DOCENTES PERMENANTES DO PPGEDUC E DOCENTES EXTERNOS CONVIDADOS DE OUTROS PROGRAMAS.
A COORDENAÇÃO
V SEMINÁRIO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS-CAMETÁ TEMA: “UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: POLÍTICAS DO CONHECIMENTO E DEMOCRACIA EM DEBATE”
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DA MODALIDADE ORAL- 2018 ATUALIZADO