| AIDA PATRÍCIA FERNANDES LAMEIRA |
| O “PROJETO DE VIDA” DO “NOVO ENSINO MÉDIO”: competências socioemocionais na construção de futuros pré-programados de estudantes de escola pública no interior do Pará |
| Orientador: Prof. Dr. Élido Santiago da Silva |
| |
| BENEDITO JUNIOR DOS PRAZERES SILVA |
| A INSERÇÃO SOCIOPROFISSIONAL DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPOLEDOC-UFPA-CAMETÁ: interfaces entre práticas pedagógicas, trabalho, auto-organização e identidade cultural |
| Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva |
| |
| CHELIANE ESTUMANO GAIA |
| UNIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: reflexões sobre as políticas de acesso e permanência de estudantes de primeira geração (P-GER) na UFPA |
| Orientador: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva |
| Orientadora: Profª. Drª. Benilda Miranda Veloso Silva |
| |
| CRISTIAN CAIO SILVA MOREIRA |
| INDÍGEN@S ON-LINE: educação, cultura, povoamento e demarcação do território digital na Terra Indígena Assurini do Trocará – Tucuruí (PA) |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| DANIEL LUCAS NORONHA DE SENA |
| EXCLUSÃO E EDUCAÇÃO: Reflexões a respeito da educação prisional |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| DANIEL NABIÇA FURTADO |
| INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA: o caso do Campus Universitário do Tocantins Cametá-Ufpa |
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |
| |
| ELVIS DENIS DA SILVA SANTIAGO |
| O REGIME DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA A UMA ÚNICA UNIDADE ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE BUJARU: a percepção dos professores |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| FABIANY MARCELA SOUSA DOS SANTOS |
| DOS RIOS DA EXISTÊNCIA À RESISTÊNCIA PELOS RIOS: o navegar de alunos ribeirinhos na Amazônia pelo direito à educação |
| Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo |
| |
| GEORGE DE SÁ MOREIRA |
| OS DIZERES DISCENTES SOBRE VIDEOAULAS NO YOUTUBE – ALGUNS ALINHAVOS ENTRE DISCURSOS E EDUCAÇÃO |
| Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes |
| |
| GLAYCE REJANE RIBEIRO CORDEIRO |
| RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ – PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Raquel Maria da Silva Costa Furtado |
| |
| GLENO DOS SANTOS BATISTA |
| TRABALHO-EDUCAÇÃO, SABERES, INTEGRAÇÃO E IDENTIDADE DE CLASSE: um estudo a partir do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME/PARÁ) |
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
| |
| JADISLENE ESTEVAM DA SILVA COSTA |
| SABERES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
| Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho |
| |
| JANAINA DAS NEVES MARCELINO |
| TECENDO CONSIDERAÇÕES DO SISTEMA EDUCACIONAL INTERATIVO (SEI) EM TUCURUÍ-PA A PARTIR DE DIZERES DE PROFESSORES MEDIADORES |
| Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes |
| |
| JHENYFFER LAVIGNER FARIAS DA SILVA |
| TRANSJETÓRIAS DE MOVIMENTOS LGBTQIA+ NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA: percursos educativos, lutas, resistência |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| JOEX PINTO WANZELER |
| REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEDOC) UFPA-CAMETÁ-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva |
| |
| JOSÉ AUGUSTO DA SILVA PINTO |
| CRIANDO JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA: entre rios e quilombos cibercametaenses |
| Orientador: Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro |
| |
| KÁTIA SILENE DA SILVA VALENTE |
| A GESTÃO DO CONSELHO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMETÁ/PA, 2013 A 2023 |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| KLICIANE DO SOCORRO GONÇALVES RAMOS FERREIRA |
| SUBMISSÃO E SUBVERSÃO FEMININA EM HIBISCO ROXO DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: apontamentos para uma educação transformadora |
| Orientadora: Profª. Drª. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares |
| |
| LILIANE DE SOUSA PANTOJA |
| NAVEGANDO COM OS MULTILETRAMENTOS NA CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO: (re)construindo dispositivos formativos com as Tecnologias Digitais em Rede na Língua Portuguesa |
| Orientador: Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro |
| |
| LUCIETE CARDOSO POMPEU |
| CANTOS E ESCRITURAS DE DEVIR-MULHER: ativismos feministas na educação |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| LUIZ RAMIRO CRUZ CARDOSO |
| CASAMENTO HOMOAFETIVO DE INACHA: uma cartografia das dissidências curupiranhas nas relações de gênero, sexualidade e educação na Amazônia Tocantina |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| MARIA AUXILIADORA PATRÍCIO DE GOUVEIA ALMEIDA |
| CULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE INDÍGENA ASSURINI DO TROCARÁ EM TUCURUÍ-PARÁ: reflexões entre os saberes jurídicos e a valorização dos saberes tradicionais |
| Orientadora: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues |
| |
| MARIA JOSÉ RODRIGUES VERA |
| EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo acerca da práxis educativa das egressas da LEDOC-Baião/2014 |
| Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro Araújo Silva |
| |
| NATHALIA BARRA VIANA |
| EDUCAÇÃO, CULTURA E IDENTIDADE: saberes tradicionais em espaços escolares e não escolares e o protagonismo das crianças |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| NIZANDRIA DOS SANTOS POMPEU |
| A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| RITA DE CÁSSIA BARROSO DA IGREJA |
| HISTÓRIA E CULTURA DOS ANCESTRAIS: efeitos da Lei nº 10.639/03 no currículo da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Umarizal no município de Baião (PA) |
| Orientadora: Profª. Drª. Francilene de Aguiar Parente |
| |
| ROSANA MARIA ALENCAR OLIVEIRA |
| REPRESENTAÇÕES DOCENTES: deslizamentos de sentidos nas/sobre as afro-religiões na Amazônia Tocantina em Tucuruí/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes |
| |
| ROSICLEIDE MACIEL DOS SANTOS |
| NEGRITUDE E DIVERSIDADE: as Representações do Negro no Livro Didático de Língua Portuguesa do 9º Ano da Escola Quilombola Santo André, Abaetetuba-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| ROSIVALDA RODRIGUES CORREA |
| DIRETORES ESCOLARES E A POLÍTICA DE INDICAÇÃO/NOMEAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| WALLACE LUIZ ASSUNCAO FRANCA |
| A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A CULTURA-RIBEIRINHA-EXTRATIVISTA EM OEIRAS DO PARÁ: fortalecer para resistir |
| Orientadora: Profª. Drª. Raquel Maria da Silva Costa Furtado |
| |
| WALLISON BRANDÃO VIEIRA |
| INTERCORRÊNCIAS DO MODELO GERENCIAL NA CONTRA-REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise do documento curricular do Estado do Pará |
| Orientador: Prof. Dr. Élido Santiago da Silva |