| BENEDITA MARILDA FERREIRA CALDAS |
| A VIDA COMO TRAVESSIA: metamorfoses de Alfredo nas narrativas dalcidianas |
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
| |
| BENEDITO NUNES SACRAMENTO |
| POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO MODULAR NO PARÁ: princípios, diretrizes e práticas formativas para juventude do campo na Amazônia |
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |
| |
| DARCIELLY DA SILVA CARDOSO |
| CAPOEIRA E O DIÁLOGO NA ESCOLA: a experiência socioeducativa e inclusiva no Polo Escola Arte/ASSOCASE, Cametá-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| DIVINO ROGÉRIO CARDOSO SILVA |
| CURRÍCULO E DIÁLOGO CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NA ESCOLA SÃO TOMÉ NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Damião Bezerra Oliveira |
| |
| EDNA SOARES MARTINS |
| O AFETIVO NAS RELAÇÕES DE CONHECIMENTO: repercussões nas dinâmicas interativas na sala de aula |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| ELIELMA DO SOCORRO LOBO DOS SANTOS |
| MICROPOLÍTICAS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO: Pistas Cartográficas do Grupo LGBT de Igarapé-Miri/PA |
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
| |
| ELISANGELA MOREIRA SILVA |
| INCLUSÃO EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMETÁ/PA: um estudo de caso à luz teórica de Vygotsky |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| GILMA GUIMARÃES LISBOA |
| PELAS MÃOS DE CLARICE: o desabrochar da experiência literária na Sala de Leitura Clarice Lispector |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| GISÉLY DAMASCENO FURTADO |
| NO RIO, ENTRE LANÇANTES E VAZANTES: identidade e trabalho das mulheres da pesca em Cametá/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes |
| |
| JESSÉ PINTO CAMPOS |
| A LEITURA POR VIR: Melodias poéticas do aprender-ensinar nas travessias do texto-leitor |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| JOATAN SOARES DE SOUSA |
| SABERES TRADICIONAIS DOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE UMARIZAL (BAIÃO/PA) |
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| KELLE DO ROSÁRIO BRAGA SILVA |
| A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE CAMETÁ/PA: As implicações do Plano de Ações Articuladas (PAR) no período de 2007 a 2014 |
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes |
| |
| MARCELO BARROS CAPELA |
| POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: implicações do IDEB para a qualidade do ensino na EMEF Profa. Maria Nadir Filgueira Valente, Cametá-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes |
| |
| MARIANELA LAURA QUISBERT |
| JOVENS DO NORTE INTERAGINDO COM JOVENS DO SUL DO BRASIL: um diálogo de saberes ambientais por meio do Facebook |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| Coorientadora: Profª. Drª. Ademilde Silveira Sartori |
| |
| MIRIA DEISE CALDAS ALBUQUERQUE |
| UMA LEITURA HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE AS PRÁTICAS FORMATIVAS E OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS VIVENCIADOS POR CRIANÇAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| OBERDAN DA SILVA MEDEIROS |
| EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: Constituição de Lideranças e Práticas de Resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| RAIMUNDO NONATO GAIA CORREA |
| PRÁXIS PRODUTIVA E PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS DA AMAZÔNIA PARAENSE: o contexto da Colônia Z-16 de Cametá |
| Orientador: Prof. Dr.Orientadora: Profª. Drª. Doriedson do Socorro Rodrigues |
| |
| REGIANE FARIAS NEVES |
| TRAMAS DA SEXUALIDADE EM ANTÔNIA CUDEFACHO: Educação, micropolíticas e resistências |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| SHERLYANE LOUZADA PINTO |
| PLANTAS MEDICINAIS: saberes, práticas e ensinamentos presentes na vivência de antigos moradores da cidade de Cametá-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| SILVANA SOUZA GONÇALVES |
| O MOVIMENTO QUE VEM DO CAMPO: o currículo do programa Projovem Campo Saberes da Terra. Uma análise da experiência na Comunidade de Porto Alegre/ Cametá-Pará |
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| TEODORO GAIA DE MELO |
| DIÁLOGO ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DO SENSO COMUM DE ALUNOS/AGRICULTORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
| Orientador: Prof. Dr. Damião Bezerra Oliveira |
| |
| VICENTE DE PAULO RIBEIRO ESTUMANO |
| VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CONTEXTO ESCOLAR: implicações psicossociaisa |
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luís Seibt |
| |
| VILMA DO SOCORRO BARROSO MIRANDA |
| CURRÍCULO E IDENTIDADE CULTURAL: a vida cotidiana como base para a construção do conhecimento escolar |
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |