| ALICE MOREIRA DE SOUZA SOBRINHO |
| NARRATIVAS MUPIENSES: um estudo sobre as estratégias de acesso à educação na vila da comunidade negra do Torrao-Mupi em Cameta/PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho |
| |
| ANTONILDA DA SILVA SANTOS |
| O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DA MULHER QUILOMBOLA: participação política na associação das comunidades remanescentes de quilombos das ilhas de Abaetetuba – ARQUIA |
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| CARLA ALICE FAIAL |
| ARTE-PERFORMANCE E EDUCAÇÃO PALHAÇOS, MONSTROS, CORPOS EM TELA: experimentações cartográficas na escola básica |
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
| |
| DANIELA SANTOS FURTADO |
| ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM (LEITURA E ESCRITA): análises de práticas pedagógicas em classes de 4º ano do ensino fundamental |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| DÉRCIO COELHO PINTO |
| NOS ENTORNOS DA CIDADE DE CAMETÁ (DÉCADAS DE 1980-2000): um estudo da ocupação da terra e formas de trabalho e moradia |
| Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes |
| |
| DILMA CARDOSO PEREIRA |
| Processos de formação profissional: um estudo com os egressos do Curso Técnico em Alimentação Escolar/PROEJA – Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins-Cametá-PA |
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
| |
| DINALVA DO SOCORRO SANTOS DA COSTA |
| FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E SABERES CULTURAIS NA ESCOLA QUILOMBOLA 4 DE MARÇO |
| Orientador: Prof. Dr. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| DORIELSON DO CARMO RODRIGUES GAIA |
| O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO PARÁ COMO POLÍTICA PÚBLICA: implantação e implementação no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins/Cametá |
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |
| |
| EDER JACSON DIAS PEREIRA |
| SABERES DO TRABALHO E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DAS MULHERES NEGRAS DO SÃO BENEDITO DO VIZEU/MOCAJUBA – PARÁ |
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
| |
| EDILENE DO SOCORRO CORRÊA |
| DESENHOS DE UM CURRÍCULO MOVENTE: Experimentações com arte e produção de sentidos na escola básica |
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
| |
| ELEUZA DE SOUZA |
| A PARTICIPAÇÃO DAS TRABALHADORAS AGRICULTORAS NO STTR/CAMETÁ: Trajetória histórica, lutas e constituição da mulher em ser social |
| Orientador: Prof. Dr. Odete da Cruz Mendes |
| |
| ELLEN RODRIGUES DA SILVA MIRANDA |
| DOS MUTIRÕES AOS PIMENTAIS: a (re)construção das Identidades na contradição Trabalho-Capital, em comunidade quilombola no nordeste paraense |
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
| |
| FRANCISCO ALVES DA SILVA NETO |
| HEIDEGGER: entre a técnica e a serenidade |
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt |
| |
| GEANICE RAIMUNDA BAIA CRUZ |
| A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: a experiência do Polo UAB/Cametá/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Orientadora: Profª. Drª. Gilmar Pereira da Silva |
| |
| ILDA GONÇALVES BATISTA |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: implicações do uso de dispositivos móveis nas escolas de Ensino Médio no município de Cametá (PA) |
| Orientadora: Profª. Drª. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres |
| |
| JANICE RODRIGUES DA SILVA |
| ENTRE DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES: o livro didático e nacionalismo na Angola independente (1975-1980) |
| Orientador: Prof. Dr. Luiz Augusto Pinheiro Leal |
| |
| JOENIA NUNES DOS PRAZERES |
| SÍTIOS AGRÍCOLAS DAS COLÔNIAS SÃO VICENTE E PONTA GROSSA: uma experiência agrícola desenvolvida nas décadas de 1970 e 1980 na comunidade de Carapajó, município de Cametá/Pará |
| Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes |
| |
| JOSÉ RIVALDO ARNAUD LISBOA |
| ATUAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NA PRELAZIA DE CAMETÁ: o contexto da educação popular no período de 1980 a 1999 |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| KEILLA PATRÍCIA MENDES DE SOUZA |
| EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| LAÉRCIO FARIAS DA COSTA |
| SABERES TRADICIONAIS, MEMÓRIA E CULTURA: uma análise das práticas culturais da comunidade remanescente de quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará) |
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| LEIDIANI PENA PINHEIRO |
| O PAPEL SOCIOCULTURAL DA MULHER KA’APOR DENTRO DA COMUNIDADE XIE PIHŨ RENDA/TERRA INDÍGENA ALTO TURIAÇU |
| Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes |
| |
| MARIA ISABEL BATISTA RODRIGUES |
| A PRÉ-ESCOLA NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR, MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PARÁ: memórias do trabalho docente e prática pedagógica |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| MEURYGREECE CALDAS FARIAS |
| PRÁTICAS, SABERES E RESISTÊNCIAS DE MULHERES NO CONTEXTO HISTÓRICO E CULTURAL NO PERÍODO DA EXTRAÇÃO DA BORRACHA NA ILHA DE ITANDUBA, MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| NANCY DA CRUZ RIBEIRO |
| A GESTÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PERSPECTIVA DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL EM UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS DE CAMETÁ/PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes |
| |
| RAIMUNDO NONATO BACHA LOPES |
| A CONCEPÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA DITADURA CIVIL-MILITAR: a implantação do SENAI, no município de Cametá-Pará (1975-1985) |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| ROSINÉLIS BAIA CORRÊA |
| APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: A Relação Professor-Aluno em Carl Rogers e Paulo Freire |
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt |
| |
| SARA CORRÊA DIAS |
| FORMAÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS NA AMAZÔNIA: um estudo na Colônia Z-16 de Cametá, Pará |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilmar Pereira da Silva |
| |
| SIRLANE DE JESUS DAMASCENO RAMOS |
| CRIANÇA E SUBJETIVIDADE: um estudo sobre a prática pedagógica na mediação do conhecimento escolarizado |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |